09º ENCONTRO: VIDA NA ESCOLA/ VIDA NO TRABALHO

18-08-2011 19:31

Oração Inicial: Pr 2,1-6

1. Meu filho, se acolheres minhas palavras e guardares com carinho meus preceitos,
2. ouvindo com atenção a sabedoria e inclinando teu coração para o entendimento;
3. se tu apelares à penetração, se invocares a inteligência,
4. buscando-a como se procura a prata; se a pesquisares como um tesouro,
5. então compreenderás o temor do Senhor, e descobrirás o conhecimento de Deus,
6. porque o Senhor é quem dá a sabedoria, e de sua boca é que procedem a ciência e a prudência

 

Dinâmica:

Responder as questões em grupo, sobre os temas abaixo:
 

Aprender para viver melhor

A vida é uma escola. Na vida nunca nos diplomaremos, todos os dias estamos aprendendo. É necessário que todos, adultos e jovens, aprendam com as próprias experiências e com as experiências dos outros (positivas e negativas).

Além de adquirir técnicas e conhecimentos, é necessário que o jovem estude para desenvolver o senso crítico e não simplesmente adquirir técnicas e conhecimentos. Esse senso crítico pouco a pouco irá contribuir para o exercício consciente da cidadania e para a defesa do interesse coletivo (voto, vida político-partidária, sindicatos, missões sociais, vocacionais e eclesiais).

O processo de estudos não se esgota no aprendizado escolar. Inclui, também, as decisões tomadas para a solução dos problemas da sociedade e do mundo. É a escola da vida. Nessa escola nunca paramos ou terminamos de aprender. Precisamos freqüenta-la diariamente.

Para refletir

1.Você concorda com a afirmação de que a escola é a nossa primeira experiência de participação na sociedade? Por quê?

2. Na sua escola, na sua classe, há clima de estudo, de participação, de crescimento? O que fazer para melhorar isso?

3.Como você recebe os ensinamentos da escola da vida?

 

S.O.S. Escola

O descaso e abandono da educação nas sucessivas políticas governamentais mostram o pouco valor que se dá à educação, tornando caótica a situação das escolas.

Percebe-se grande evasão escolar das crianças e, sobretudo, dos adolescentes e jovens devido a problemas sociais e econômicos.

A maioria das escolas hoje, no Brasil, se preocupa com a mera transmissão de saber acumulado, acentuando, em suas relações, a competição em detrimento da solidariedade. É necessário impedir que o jovem entre no individualismo e no consumismo, na passividade e na uniformidade, que ignoram o pluralismo de situações e culturas.

Para refletir

1. Quais são os problemas que a escola enfrenta hoje?

2. O que você entende por política educacional num país?

3. Você acha que é só o governo o responsável pela escola? Na sua escola, há algum tipo de iniciativa para a melhoria das condições de ensino?

 

Máquinas que não abrem

Descreve a reação do autor diante da cena de uma mãe tentando explicar ao seu filho de 4 anos por que a máquina de pipoca não funciona.

- Você não vai conseguir pipoca alguma, filho. A máquina não está funcionando. Veja, há um cartaz na máquina.

Mas a criança não entendeu. Afinal de contas, teve a vontade e tinha o dinheiro, e podia ver a pipoca dentro da máquina. E, no entanto, de algum modo, em algum lugar, alguma coisa deu errado, pois ele não conseguia ter a pipoca. O menino voltou para sua mãe e tinha vontade de chorar.

Senhor, eu também senti vontade de chorar, de chorar pelas pessoas que se transformaram em máquinas que não se abrem, defeituosas, quebradas, mas cheias de bondade, que outras pessoas precisam e querem e da qual, apesar disso, nunca chegarão a usufruir, porque de algum modo, em algum lugar, alguma coisa deu errado lá dentro.

(John Powell, As estações do coração. São Paulo, Ed. Loyola, 1997, p. 108)

Para refletir

1. O que "pode dar errado" na construção do nosso eu?

2. Você acha que a escola ajuda ou atrapalha o ser humano na sua busca de realização e desenvolvimento de potencialidades?

 

Em busca de realização

Todas as formas de vida têm condições ideais e requisitos essenciais para a saúde, o crescimento e a plenitude. Quando o meio ambiente de cada ser propicia essas condições e requisitos, torna-se possível a plenitude da vida e a realização das riquezas potenciais.

Quando as pessoas estão inteiramente vivas, dizendo um sim vibrante à experiência humana total, e um amém do fundo do coração ao amor, isso c um sinal de que suas necessidades estão sendo atendidas. Mas, quando ocorre o contrário, quando o desconforto, a frustração as emoções doentias predominam na vida de uma pessoa, isso é um indício de que suas necessidades não estão sendo atendidas.

Pode ser por uma falha dela ou daqueles que a rodeiam, mas o fato é que ela não está recebendo aquilo que necessita. De algum modo, em algum lugar, alguma coisa não deu certo em sua vida.

O definhamento e a desintegração aí se instalaram.

(John Powell, O segredo do amor eterno. Belo Horizonte, Ed. Crescer, 1 988, pp. 10-12)

Para refletir

1. Que necessidades os jovens têm hoje?

2. Essas necessidades estão sendo atendidas? A escola ajuda nesse sentido?

3. Você dá espaço para que seus colegas cresçam? Como?